SÊMEN À VENDA
ANIMAIS À VENDA
VENDA DE PRODUTOS
RECEITAS
TREINAMENTO
ATIVIDADES E EVENTOS
FALE CONOSCO

CRIAÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS

CRIAÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS

PRINCIPIOS E RECOMENDAÇÕES

ATIVIDADE CAPRINOCULTURA LEITEIRA É UM DOS RAMOS QUE MAIS TEM SE DESENVOLVIDO NO PAÍS, SENDO UMA OPÇÃO VIÁVEL AO PEQUENO PRODUTOR DE LEITE DE VACA, QUE VEM SAINDO DA ATIVIDADE POR NÃO CONSEGUIR ESCALA DE PRODUÇÃO. O CONSUMO DO LEITE DE CABRA VEM AUMENTANDO DEVIDO A SUA ALTA DIGESTIBILIDADE E SEUS DERIVADOS SÃO MUITO VALORIZADOS.
POUCO SE CONHECE A RESPEITO DE CRIAÇÃO RACIONAL DE CABRAS LEITEIRAS E DO QUE SE SABE É QUASE NADA DIVULGADO PROPRIAMENTE.
A CABRA ACOMPANHA O HOMEM DESDE A ÉPOCA DA PEDRA POLIDA SENDO EXPLORADA COMO DOMESTICA HÁ 10.000 ANOS, SENDO O 2" ANIMAL DOMESTICADO PELO HOMEM, ANTES DELA APENAS CACHORRO.
A CABRA É PRODUTORA PRINCIPALMENTE DE LEITE E DE CARNE, TENDO COMO SUBPRODUTOS O COURO, O ESTERCO, ETC.
O LEITE DE CABRA É CONSIDERADO, PELA SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO/QUÍMICA, UM DOS ALIMENTOS MAIS PRÓPRIOS AO CONSUMO HUMANO E VEM SE DESTACANDO COMO COMPLEMENTO ALIMENTAR DE IDOSOS, CONVALESCENTES, CRIANÇAS ALÉRGICAS, BEM COMO AOS ADEPTOS À ALIMENTOS NATURAIS E O PRINCIPAL SUCEDÂNEO DO LEITE MATERNO, PELA SUA SEMELHANÇA.
O LEITE DE CABRA FOI INTRODUZIDO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA HÁ SÉCULOS, QUANDO OS POVOS NÓMADES DA ÁSIA E DO ORIENTE MÉDIO DOMESTICARAM A CABRA. É O ALIMENTO NUTRITIVO NATURAL E TANTO ELE QUANTO O LEITE DE VACA TEM SIDO LARGAMENTE UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL DE VÁRIOS PAÍSES.
NA GRÉCIA ANTIGA OS MÉDICOS RECOMENDAVAM O USO DE LEITE DE CABRA PARA CRIANÇAS ENFERMAS, DEVIDO A SUA FÁCIL DIGESTIBILIDADE. ALÉM DISSO, AQUELAS ALÉRGICAS AO LEITE DE VACA QUE PODEM USUALMENTE TOLERÁ-LO.
DIGESTIBILIDADE - É DE ALTA DIGESTIBILIDADE, PELO REDUZIDO TAMANHO E DISPERSÃO DE SEUS GLÓBULOS DE GORDURA E DOS CARACTERES PRÓPRIOS DE SUA PROTEÍNA. A CASEÍNA DO LEITE DE CABRA, DURANTE O PROCESSO DE DIGESTÃO FORMA COÁGULOS DE GRANULAÇÃO FINA E MACIA, MENOS RESISTENTES QUE OS DEMAIS LEITES, O QUE FACILITA A DIGESTÃO, SENDO DESINTEGRADOS MAIS RAPIDAMENTE PELAS ENZIMAS PROTEOLÍTICAS. A INFORMAÇÕES DE QUE ENQUANTO O LEITE DE CABRA LEVA 40 MINUTOS PARA SER DIGERIDO, OS LEITES COMUNS PERMANECEM MAIS DE 2 HORAS NO ESTÔMAGO.
VALOR NUTRITIVO - SEU GRANDE VALOR NUTRITIVO É DECORRENTE DA RIQUEZA EM EXTRATOS SECOS(PROTEÍNAS, GORDURAS, VITAMINAS E SAIS MINERAIS) E POR SER DE REAÇÃO MAIS ALCALINA DIFICILMENTE
"AZEDA NO ESTÔMAGO, RAZÃO PELA QUAL É MUITO EFICIENTE NO
AUXILIO NO TRATAMENTO DE CÓLICAS INTESTINAIS.
PREVENÇÃO DE ALERGIAS - CERCA DE 7% DOS RECÉM NASCIDOS SÃO ALÉRGICOS AO LEITES COMUNS. A ALERGIA SE PRONUNCIA ATRAVÉS DE: ECZEMAS, DORES ABDOMINAIS, DISTÚRBIOS EPIGÁSTRICOS, DIARREIA, VÓMITO, DESCARGA NASAL E AURICULAR, ERUPÇÕES DE PELE, ASMA E COLITE.
A COMPOSIÇÃO PROTEICA DO LEITE DE VACA E CABRA É SIMILAR, MAS O TEOR REDUZIDO DE A-S-1-CASEÍNA NO PRIMEIRO FAVORECE A FORMAÇÃO DE COÁGULOS FINOS E SUAVES, O QUE FACILITA O PROCESSO DIGESTIVO.
O LEITE DE CABRA CONTEM PERCENTUAL MAIS ELEVADOS DE ÁCIDOS GRAXOS DE CADEIA CURTA E MÉDIA, FACILITANDO A DIGESTIBILIDADE E FAVORECENDO O ESVAZIAMENTO GÁSTRICO E, EM CONSEQUÊNCIA, REDUZ A INCIDÊNCIA DE APARECIMENTO DE REFLEXOS GASTROESOFÁGICO.
OS TEORES DE VITAMINA NO LEITE DE CABRA ESTÃO PRÓXIMOS AOS LEITE DE VACA, EXCETO PELAS VITAMINAS B6, B12 E ÁCIDO FÓLICO, AS QUAIS ESTÃO DIMINUÍDAS NO LEITE DE CABRA; OS TEORES DE VITAMINA A ESTÃO AUMENTADOS E, ALÉM DISSO, AS CABRAS FISIOLOGICAMENTE CONVERTEM TODO O CAROTENO EM VITAMINA A, CONFERINDO AO LEITE A COLORAÇÃO ESBRANQUIÇADA, PELA AUSÊNCIA DESTE PIGMENTO.

CRIAÇÃO DE CABRAS
POUCO SE CONHECE A RESPEITO DE CRIAÇÃO RACIONAL DE CABRAS LEITEIRAS E DO QUE SE SABE É QUASE NADA DIVULGADO PROPRIAMENTE.
A CABRA É UM ANIMAL SELETIVO, POSSUI PALADAR DELICADO, É CAPRICHOSA DE FÁCIL MANEJO E MANUSEIO, INTELIGENTE E MARAVILHOSA PRODUTORA DE LEITE. ADAPTA-SE FACILMENTE ATÉ EM ÁREAS CONTRA INDICADAS PARA OUTROS ANIMAIS.
FALA-SE TAMBÉM QUE NÃO HÁ CERCA QUE DETENHA A CABRA E ISSO SÓ É VERDADE, QUANDO ELA ESTÁ MAL ALIMENTADA, POIS SENDO UM ANIMAL DE GRANDE INTELIGÊNCIA E ESPERTEZA, AO PASSAR FOME, COMERÁ ATÉ A CERCA, EM BUSCA DE LIBERDADE E ALIMENTO.
FALA-SE AINDA QUE A CABRA COME DE TUDO E ASSIM PODE-SE ALIMENTÁ-LA COM QUALQUER COISA, ISSO NÃO É VERDADE E A MELHOR CERCA PARA UMA CABRA É A BARRIGA CHEIA.
TRANSFORMA MATÉRIAS PRIMAS BARATAS EM PRODUTOS NOBRES COM POUCO TRABALHO E CAPITAL.
UM HECTARE DE TERRA ALIMENTA UMA VACA OU DEZ CABRAS.
A EFICIÊNCIA PRODUTIVA DA CABRA PODE SER MEDIDA EM TERMOS DE PRODUÇÃO DE LEITE E NUMERO DE CRIAS POR ANO.
O CONSUMO DE ALIMENTO DE SEIS CABRAS COM MÉDIA DE 2,5 LITROS DE LEITE POR DIA, EQUIVALE AO DE UMA VACA COM PRODUÇÃO DE 6 LITROS. ALÉM DA PRODUÇÃO TOTAL SER MAIOR NAS CABRAS, A VACA NECESSITA DE UMA PASTAGEM DE ALTA QUALIDADE OU USO DE CONCENTRADOS.
EM TERMOS DE PRODUÇÃO DE CRIAS
AS SEIS CABRAS PODEM TER ATÉ 21 CABRITOS EM DOIS ANOS (TRÊS PARIÇÕES) ENQUANTO A VACA PRODUZIRÁ DUAS CRIAS.

RAÇAS LEITEIRAS
AS MAIS COMUNS ENTRE NÓS SÃO:
SAANEN - VARIEDADE SUÍÇA E ALEMÃ (BRANCAS)
PARDA ALPINA - VARIEDADE SUÍÇA E ALEMÃ
TOGGENBURG - PROCEDÊNCIA FRANÇA E INGLATERRA
ANGLONUBIANA - RAÇA MISTA LEITE E CARNE


MODO DE CRIAÇÃO E INSTALAÇÕES

CABRAS PODEM SER CRIADAS CONFINADAS, SEMI-CONFINADAS E EXTENSIVAMENTE.
A COBERTURA (ACASALAMENTO) PODE OCORRER A PARTIR DOS 8 MESES DE IDADE E COM PELO MENOS 30 A 35 QUILOS DE PESO. TENDO UM PERÍODO DE GESTAÇÃO DE 152 DIAS (5 MESES), COSTUMAM PARIR DE1 A 3 CABRITOS, CONSIDERA A MÉDIA DE 1,8 CRIAS POR PARTO.
O COLOSTRO É FUNDAMENTAL PARA CRIAÇÃO DOS CABRITOS, PODENDO SER ALEITADOS POSTERIORMENTE COM O PRÓPRIO LEITE DA CABRA, VACA OU EM PÓ. A DESMAMA PODE OCORRER ENTRE 45 A 60 DIAS
DEPENDENDO DO DESENVOLVIMENTO DO ANIMAL, APÓS A 2a SEMANA DE IDADE DEVE ESTAR A DISPOSIÇÃO DOS FILHOTES FENO, RAÇÃO E SAL MINERAL.
A MÉDIA DE PRODUÇÃO DE LEITE POR CABRA, GIRA EM TORNO DE 2,5 LITROS, HAVENDO PLANTEIS COM ANIMAIS COM PRODUÇÃO DE 5 A 6 LITROS.

PRECEITOS BÁSICOS PARA SUCESSO NA CRIAÇÃO DE CABRA LEITEIRAS INSTALAÇÕES
A NÍVEL DE PEQUENAS PROPRIEDADES NÃO DEVERÃO SER PROVISÓRIAS E MAL CONSTRUÍDAS. RÚSTICAS SIM, MAS TECNICAMENTE FEITAS.
LOCALIZADA EM LOCAL SECO PROTEGIDO DOS VENTOS DOMINANTES, FRENTE PARA O NORTE, PRÓXIMO A AGUA POTÁVEL E LUZ.
O ACESSO DEVE SER FÁCIL PARA O MANEJO DE ALIMENTAÇÃO E HIGIENE.
EXISTEM DOIS TIPOS DE ABRIGO UM COM PISO RIPADO E OUTRO COM CAMA (PALHA DE ARROZ, CASCA DE CAFÉ, SERRAGEM ETC.).
COCHOS E BEBEDOUROS COLOCADOS EXTERNAMENTE MAS ANEXO, EVITANDO-SE DETRITOS DE TODAS ESPÉCIE E CONSEQUENTE TRANSMISSÃO DA DOENÇA.

ALIMENTAÇÃO
UM HECTARE DE BOM PASTO SUSTENTA DE 8 A 10 FÊMEAS ADULTAS E SEUS FILHOTES. PARA CALCULO DE CAPINEIRA TOMA-SE POR BASE O CONSUMO DE 10 QUILOS DE VERDE PICADO POR ANIMAL.
A ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS ADULTOS, CONSISTEM BASICAMENTE EM GRAMILHAS E LEGUMINOSAS, SENDO ENTRE ELAS: CAPIN NAPIER, CANA, SILAGEM DE MILHO, FENO, RAMI ETC.
SAL MINERAL DEVE ESTAR SEMPRE A DISPOSIÇÃO.


HIGIENE

NENHUMA CRIAÇÃO PODE SER LEVADA A EFEITO, SEM A ORIENTAÇÃO DO CRIADOR EXPERIENTE E ACOMPANHAMENTO DE UM MEDICO VETERINÁRIO.
CONTRIBUI-SE PARA SAÚDE DO REBANHO, AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS:
MANTER CASCOS LIMPOS E CORTADOS.
FAZER INSPEÇÃO VISUAL DIÁRIA (QUANTO MAIS CEDO A INTERVENÇÃO MAIOR A CHANCE DE CURA EXISTE).
NÃO PERMITIR NENHUM FERIMENTO SEM DESINFECÇÃO E REPELENTE.
BOA ALIMENTAÇÃO, LIMPEZA E HIGIENE SÃO AS MAIORES PREOCUPAÇÕES PARA UM PLANTEL SADIO E PRODUTIVO.

DOENÇAS
VERMINOSE - É A MAIOR CAUSA DA MORTALIDADE DE CABRAS E CABRITOS, FÁCIL DE CONTROLAR, MAS MENOSPREZADAS PELA MAIORIA DOS QUE INICIAM A CRIAÇÃO DE CABRAS.
RESFRIADO/PNEUMONIA - OCORRE QUANDO OS ANIMAIS ESTÃO SUJEITOS A VENTOS FRIOS E ÚMIDOS.
PREVENÇÃO - CAPRIL PROTEGIDO DOS VENTOS E UMIDADE.

FORMAÇÃO DE PLANTEL
SEJAM QUAL FOREM AS CABRAS A SEREM ADQUIRIDAS, ELAS DEVEM SER DE PRODUTORES E PLANTEIS SELECIONADOS PARA SE TER CERTEZA DA PROCEDÊNCIA DOS ANIMAIS.
TODOS PRINCIPIANTES INTERESSADOS EM CRIAR CABRAS DEVERÃO PROCURAR CRIADORES SÉRIOS E VISITÁ-LOS, ONDE ENCONTRARAM ORIENTAÇÃO TÉCNICA, PROJETOS E MODELOS DE CAPRIL, DESDE A SIMPLES GAIOLA ATÉ INSTALAÇÕES MAIS SOFISTICADAS.

BOA SORTE NA NOVA EMPREITADA
CAPRIL CAPRIVAMA
ALFENAS – MG FONE (35) 3291-3648 WWW.CAPRIVAMA.COM.BR

PARCEIROS