Uma das ferramentas da biotecnologia que mais acelera o processo de seleção genetica!!!!

Consiste na estimulação hormonal dos ovários  ( superovulação ) de uma doadora para induzir o desenvolvimento e a maturação de vários foliculos simultaneamente!! Normalmente uma doadora produz de 1 ate 4 embriões por ciclo natural, já com essa  tecnica  podem ser coletados em media 14 embriões viaveis/ doadora por coleta,  podendo algumas doadoras atingir produção superiores a 40 embriões viaveis em uma unica coleta!!

  A escolha da doadora tem que ser criteriosa, visto que será multiplicado sua genetica em grande escalas!! Em nosso capril buscamos selecionar doadoras que tenham suas familias comprovadas, que possam ter várias gerações com controle leiteiro, altas produções de leite, alta % de sólidos ( proteina e gordura ), excelente inserção de ubere e bons aprumos!!

A técnica de coleta de embriões mais utilizadas em cabras é a cirurgica, doadora é submetida a jejum total ( liquidos e sólidos ) nas 24 horas que antecedem a cirurgia, as doadoras serão mantidas em anestesia geral inalatória durante todo o processo, as doadoras são posicionadas em decubito dorsal, em maca apropriada. Na linha alba é feito laparotomia suficiente para exteriorização dos cornos uterinos que serão lavados em solução apropriada e assim recuperação de todos embriões ali produzidos!!

 Após a coleta dos embriões:

  • eles podem ser transferidos ( indicado de 1 a 2 embriões ) imediatamente para outras cabras de menor valor genetico ( receptoras ) que podem ser mestiças ou SRD – Sem raça definida, fêmeas já preparadas com protocolo hormonais e mesmo ciclo reprodutivo das doadoras, essa receptoras somente irão gerar os cabritos com genetica das cabras doadoras ( como se fosse um utero emprestado )

  • Ou podem ser congelados e assim armazenar criopreservados em nitrogênio liquido por tempo indeterminados e posteriormente podem ser descongelados e transferidos nas receptoras

Outros animais da reserva genética